- ABATES AUTOMÁTICOS
- O COMBATE
- FIM DA BATALHA
Olá pessoal, como prometido, vim trazer o resumo dos passados ou antecedentes do livro básico do D&D 5e
A tradução não está perfeita na parte dos itens recebidos, não contém as variações como gladiador, pirata....
Bom dia mestres!
Quando eu comecei a mestrar, tinha certa dificuldade em armar os combates, eu queria usar os dados que estavam no livro dos monstros, mas muitas vezes eu errava na mão e o combate ficava ou fácil demais ou ridiculamente difícil de vencer, aí eu acabava de última hora alterando os dados dos monstros, como CA, Dano e PV, pra mais ou pra menos, o que é pior ainda quando os jogadores percebem...
Só depois que fui aprender a fundo a fazer encontros interessantes baseando na CD (Classe de Dificuldade) dos monstros, vou ensinar:
É isso pessoal, montem o encontros da sua sessão e tentem manter o que você planejou até o fim, boa sorte!
Olá jogadores!
Sabe quando você vai jogar D&D 5e é só uma pessoa da mesa tem o livro do jogador e vocês precisam ficar dividindo o livro para decidir como fazer o seu personagem?
Então, vou resumir nessa postagem as principais características das raças do livro básico do D&D 5e, e posteriormente farei o mesmo com as classes e os passados.
Aproveitem!
Olá mestres!
Vim hoje lhes trazer um pouco de informação sobre como adicionar um pouco de terror terror as suas aventuras, dar aquele clima de suspense e criar um pouco de nervosismo.
Aqui vai algumas dicas e ideias:
Está achando meio complicado preencher sua ficha de personagem do D&D 5e?
Você têm que ficar voltando pra mudar as escolhas que já fez?
Vou facilitar a sua vida, siga esses passos:
Só isso pessoal, tentei usar termos fáceis de entender pra quem não está muito familiarizado, qualquer dúvida deixe nos comentários!
É... RPG não é só olhar pra ficha e rolar os dados, vamos além, eu prometo que vale a pena! Testar os jogadores ao invés do personagem pode ser uma experiência muito gratificante, pense em como seria épico depois de pegar o item mágico no final da Dungeon, ter que resolver um enigma para sair de lá! Vou indicar um site que eu uso bastante, mas fiquem a vontade para buscar seus próprios enigmas. http://www.r2pg.com.br/saqueador-de-charadas/ *Para ver as respostas basta selecionar a linha da charada. Mas não coloque os enigmas de qualquer jeito na sua aventura, veja algumas dicas:
Espero que você e seus jogadores tenham ótimas experiências! Divirtam-se! |
Olá gente, vamos falar hoje sobre as interações entre os personagens dos jogadores (PJ).
Muitos podem não dar muita importância a esse assunto, mas pense em quantas vezes o seu grupo precisou de uma interação mais completa para dar uma apimentada na história... Sabe quando um NPC dá uma informação que leva o seu grupo a alguma direção e todo mundo só diz: Eu vou, eu vou também, etc...
Não seria mais interessante se fosse assim:
Mestre: De acordo com o informante do ladino, o lorde da cidade mantém em segredo o artefato mágico que vocês buscam e aquele bruxo maligno recém contratado por ele pode ser capaz de ativar esse artefato.
Ladino: É só invadir a mansão pessoal, roubar o artefato e sair.
Clérigo: Eles têm intenção de ferir muitos inocentes com o artefato, devemos entrar e subjugar toda a trupe.
Bardo: É só ir atrás do Bruxo sem ele o lorde não ativa o artefato!
~
Vê, a intenção de impedir o problema é a mesma, mas cada um com um ponto de vista diferente.
Quando todo mundo concorda os personagens perdem vida e fica chato, usem a tendência e o passado do seu personagem para definir quem ele é, e não tenha medo de por isso pra fora.
Usem isso também no início da aventura, quando os personagens se unem para completar uma missão, ache um meio para unir seu personagem no grupo, mas cuidado para não dificultar a vida do mestre.
Eae pessoal, hoje eu vou dar algumas instruções para quem está começando a mestrar agora.
É bem comum ficar empolgado e pensar grande na preparação das primeiras aventuras, mas isso é um erro! Nada de usar sistemas que você não conhece bem ou aquele que você recém criou, nem campanhas longas ou cenários nunca usados...
Para ser um mestre preparado para todas as situações, você precisa de bagagem, ou seja, experiência, bastante experiência, então vou dar uma ajudinha pra você.
1 - Comece mestrando one shots, uma one shot é uma campanha rápida, com duração de algumas horas, seja aventuras pré feitas ou criadas por você, use o sistema que você mais esta acostumado
Porque?
Mestrar uma one shot não requer conhecimento sobre todo o cenário, você não vai ter que se procurar com muitos NPCs e os caminhos alternativos que os jogadores podem tomar são bem limitados, você não será surpreendido tão facilmente. Essas experiências vão te dar uma ótima bagagem inicial!
2 - Use aventuras pré feitas, muitos tem preconceito contra esse tipo de aventura, mas eu asseguro que são divertidas tanto quanto as criadas!
Porque?
Essas aventuras são criadas por vários profissionais e tem situações incríveis que você talvez nunca pensaria em usar nas suas aventuras. Eu acho esse tipo de bagagem essencial!
3 - Explore novos horizontes, você já deve estar preparado para criar seus cenários e tentar sistemas que você nunca usou!
Se vocês começarem pelas one shot, eu vou deixar aqui um site que te dá um modelo de história, é em inglês, então use um tradutor se for preciso.
Não é necessário usar todos os elementos que o site dá, mas alguns deles vão te inspirar a criar sua one shot!
http://www.d20srd.org/fantasy/adventure/
Lembre-se, a finalidade do mestre é divertir os jogadores!
Olá pessoal, hoje vou falar sobre encontros, pra quem não é familiarizado com o termo, estou falando das partes do RPG que envolvem combate, um encontro pode ser aquela luta na caverna dos goblins, aquele ataque noturno de orcs ao seu acampamento, aquela briga de bar, etc... Quando um mestre planeja um encontro, quase sempre tem existe uma forma de vencer, vou deixar algumas dicas:
Bom, é isso por enquanto, bom jogo a todos! |
Olá colegas mestres e jogadores, criei esse espaço para trocarmos conhecimento sobre RPG. Me chamo Vinicius, tenho 29 anos, conheci o RPG aos 7, pelo meu tio, que também só conhecia um pouco. Devagar eu fui me aprofundando e metrei minha primeira mesa aos 12 anos, um fiasco, KKK Mas, pelo fato de eu nunca ter realmente abandonado o RPG, ganhei muita experiência e adoraria dividir com vocês! Principalmente sobre D&D! Eu tenho um carinho especial por iniciantes, talvez por já ter iniciado muita gente nesse mundo fantástico, então o foco aqui será tirar dúvidas e instruir o pessoal novo. Pretendo manter algumas postagens como: # Dicas do Mestre: Onde eu dou dicas não só sobre criação de ficha e sistema, como interpretação e como sobreviver a quase todas as situações com o seu personagem. # Preparando o Jogo: Aqui eu pretendo instruir e facilitar a vida de novos mestres, muitos acham chato ou difícil de mestrar, mas vamos descomplicar e explicar tudo direitinho. # Postagens Aleatórias: Uma hora ou outra vai surgir algo interessante como curiosidades e indicações... É isso, espero que dê certo, podem mandar dúvidas e comentários, o que eu não souber, procuro quem sabe! |