09/12/2019

Preparando o jogo #5 - Batalhas em larga escala


Salve AVENTUREIROS!!!

Vim hoje falar e dar algumas dicas sobre algo que a maioria dos jogadores de RPG acha muito legal, mas ao mesmo tempo é muito evitado pelos mestres pela dificuldade de planejamento.
Eu estou falando de BATALHAS EM LARGA ESCALA!!! Isso mesmo, guerras, combate entre tropas, um cerco ou até uma invasão a uma cidade.

Vou separar em alguns tópicos para facilitar o entendimento, mas eu recomendo o uso de todas as ferramentas aqui citadas na hora de planejar sua batalha


  • ABATES AUTOMÁTICOS
Ás vezes essas batalhas levam algum tempo, e nisso ambas as forças vão se matando e reduzindo o seu número, vou dar um exemplo para explicar o sistema que eu uso:

Uma tropa de 100 soldados humanos é emboscada por um bando de 80 orcs em seu acampamento
Eu vou julgar aqui que a tropa de humanos está mais bem equipada e treinada que os orcs, então será assim:

A cada fim de rodada, rolarei 1d12 para os humanos, o resultado será eliminado das forças dos orcs, e também rolarei 1d8 para os orcs e eliminarei de humanos o resultado

Conforme as forças se reduzam, esses dados diminuem:

100 humanos = 1d12     80 orcs = 1d8
80 humanos = 1d10     60 orcs = 1d6
60 humanos = 1d8      40 orcs = 1d4
40 humanos = 1d6       20 orcs = 1d4-1


VARIÁVEIS: Uso variáveis nessas fórmulas, por exemplo, quando uma das partes perderem metade de suas forças, a outra parte terá um ganho MORAL de +1/+2, podemos variar também de acordo com: O TERRENO DE COMBATE, se é DIA ou NOITE, se um dos LÍDERES morreu...



  • O COMBATE

A cada início de turno de cada jogador, você rola uma tabela de eventos aleatórios, você pode usar mais de uma tabela caso o jogador possa propositalmente chamar a atenção dos inimigos ou se esconder, sem nenhum ônus, o jogador pode fazer um teste para se esconder ou chamar a atenção, então você rola a tabela, vou usar o mesmo exemplo acima em minhas tabelas aqui, digamos que os jogadores são mercenários contratados entre os humanos:

Tabela Comum (1d6)
1 - Um orc investe contra você
2 - Um projétil vem em sua direção
3 - Dois projéteis vem em sua direção
4 - Você avista um dos líderes inimigos
5 - Um orc investe contra você
6 - Um aliado vem ao seu apoio

Tabela Leve (1d6)
1 - Um orc te viu e começa a te perseguir
2 - Um projétil vem em sua direção
3 - Você avista um dos líderes inimigos
4, 5 e 6 - Nada acontece

No início do combate, você pode DISTRIBUIR alguns inimigos para cada jogador para garantir que todos participarão do combate e depois começar a rolar a tabela

EVENTOS PROGRAMADOS: Alguns eventos pré definidos podem alterar as tabelas, como por exemplo: Quando as forças dos humanos estiverem na metade, um REFORÇO de 20 homens montados chegará, ou no caso de um cerco: Depois de 6 rodadas o portão central é ARROMBADO, e por aí vai...


  • FIM DA BATALHA
Defina algumas condições para encerrar as batalhas de outras maneiras além de um lado dizimar as forças do outro lado, como por exemplo: DERROTAR o líder inimigo, ou abater os arqueiros inimigos, talvez ATIVAR algum mecanismo de defesa...
Você pode decidir se vai deixar essa condição clara para os jogadores ou talvez dar algumas dicas as escondidas.


É isso, espero que possam aproveitar e se tiverem algo a acrescentar é só comentar!

Um comentário:

  1. Muito bom! Uma vez utilizei o sistema de guerra para Guerra dos Tronos RPG e não foi uma experiência muito boa! Apesar do sistema de guerra ser maravilhosamente bem estruturado, eu e meus jogadores achamos muito demorado! Então improvisei um sistema mais rápido, mas os jogadores não querem nem saber mais de guerras em grande escala! Se eu tivesse essas tuas dicas nas mãos as coisas seriam bem mais rápidas. Valeeeu!

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