26/03/2019

Preparando o Jogo #2 - Usando enigmas

É... RPG não é só olhar pra ficha e rolar os dados, vamos além, eu prometo que vale a pena!

Testar os jogadores ao invés do personagem pode ser uma experiência muito gratificante, pense em como seria épico depois de pegar o item mágico no final da Dungeon, ter que resolver um enigma para sair de lá!

Vou indicar um site que eu uso bastante, mas fiquem a vontade para buscar seus próprios enigmas.

http://www.r2pg.com.br/saqueador-de-charadas/
*Para ver as respostas basta selecionar a linha  da charada.

Mas não coloque os enigmas de qualquer jeito na sua aventura, veja algumas dicas:

  1. Não exagere na quantidade, um ou dois bastam.
  2. Desde o começo da aventura faça os NPCs darem dicas sobre a resposta do enigma (e se eles não se lembrarem, pode pedir um teste de inteligência pra ver se os personagens se lembram de algo)
  3. Pense no que vai acontecer caso eles não consigam resolver, puna-os, mas não acabe com o jogo!
  4. Tente não dar tempo infinito para que eles resolvam o enigma.
  5. Você pode criar um enigma usando conhecimento que foi passado para eles por você ou algum NPC, como por exemplo uma história ou lenda que foi contada, algum acontecimento divino, etc...


Espero que você e seus jogadores tenham ótimas experiências! Divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário