21/04/2019

Preparando o Jogo #3 - Um pouco de terror

Olá mestres!

Vim hoje lhes trazer um pouco de informação sobre como adicionar um pouco de terror terror as suas aventuras, dar aquele clima de suspense e criar um pouco de nervosismo.


Aqui vai algumas dicas e ideias:

  • Fuja um pouco da regra caso seja necessário, invente algum teste que faça sentido para decidir o resultado de um ataque ou algo parecido.
  • Espalhe boatos bem desacreditados por NPCs sobre algum perigo e depois fique pedindo testes de percepção em lugares perigosos ou suspeitos, mesmo que não tenha real perigo lá.
  • Dê descrições incertas para o que seus jogadores vêem ou escutam, como: "Você nota a uns 20 metros longe da estrada como se um vulto estivesse atrás de uma árvore olhando para vocês na estrada, mas em um instante, não tem mais nada lá..."
  • Use doenças ou maldições que afetam o psicológico do personagem, mas seus efeitos não são conhecidos e dificulte encontrar uma cura.
  • Prenda os jogadores em alguma sala com algum enigma ou operar algum mecanismo demorado para se libertarem e coloque um monstro terrível que sempre se levanta depois de morto e veja-os com muita pressa para saírem de lá.

2 comentários:

  1. Excelentes dicas! Vou dar mais umas: Não mostrem o "monstro". Deixem para o último momento, ou simplesmente não mostre.
    Crie incertezas. E quebre expectativas. Se os jogadores tiverem certeza de que uma condição é protetora, faça com que em algum momento ela não seja.
    A trama deve evoluir apesar das ações dos personagens. O mundo gira sem eles. E, se demorarem para fazer algo que tem um limite de tempo, faça com que, ao chegar ao momento em que decidem fazer, tudo tenha seguido o seu rumo natural.

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    1. Obrigado pelas dicas Vinícius!
      Aprecio muito seu trabalho como mestre!

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