13/05/2019

Preparando o jogo #4 - A matemática dos Encontros

Bom dia mestres!

Quando eu comecei a mestrar, tinha certa dificuldade em armar os combates, eu queria usar os dados que estavam no livro dos monstros, mas muitas vezes eu errava na mão e o combate ficava ou fácil demais ou ridiculamente difícil de vencer, aí eu acabava de última hora alterando os dados dos monstros, como CA, Dano e PV, pra mais ou pra menos, o que é pior ainda quando os jogadores percebem...

Só depois que fui aprender a fundo a fazer encontros interessantes baseando na CD (Classe de Dificuldade) dos monstros, vou ensinar:


  • Basei esse cálculo na média de nível do grupo dos jogadores, normalmente funciona com um grupo de QUATRO membros, mas você pode fazer com 3 ou 5, basta ajustar um pouco no resultado final
  • Digamos que é um grupo de nível 1, então a média é um, esse grupo vai enfrentar goblins (CD 1/4), vamos pra alguns exemplos:
  • Quatro goblins fariam um encontro difícil pra esse grupo, tem grandes chances de que um ou dois deles cairão
  • Se usarmos três goblins, já é um encontro mediano, talvez um deles caia, mas é raro acontecer
  • Já dois goblins resultam num encontro fácil
  • Lembre-se de ajustar para grupos com 3 ou 5 jogadores

É isso pessoal, montem o encontros da sua sessão e tentem manter o que você planejou até o fim, boa sorte!

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